O enigmático mundo de Alessandra Sanguinetti

A fotógrafa americo-portenha Alessandra Sanguinetti está participando da bienal com a exposição “Las aventuras de Guille y Belinda y el enigmático significado de sus sueños”.

Nascida nos EUA, em 1968, Sanguinetti passou 33 anos na Argentina. A latinidade dos pampas argentinos está bem presente em seu trabalho. A artista começou a fotografar em 1996, hoje é membro da agência Magnum. Têm bolsas como as das Fundações Guggenheim e Hasselblad e fotos em coleções de museus como MOMA, em NY.

Sobre a obra que vem para o Brasil, ““Las aventuras de Guille y Belinda y el enigmático significado de sus sueños”, a fotógrafa acompanhou as primas Guille e Belinda em suas brincadeiras durante o dia a dia.

As imagens possuem uma clima poético, como se tivessem saído de um conto de fadas. O contraste entre as duas figuras, uma alta e esguia e a outra baixa e robusta, garantem um caráter de estranheza às fotos.

O tom é de um conto dos irmãos Grimm, mágico, surreal às vezes sombrio e misterioso. A estética é composta pela utilização de luz natural, suave, é possível perceber o uso muito criterioso de rebatedores e espelhos.

O enquadramento é igualmente pensado e trabalhado. É possível notar referências vitorianas, românticas e ao mesmo tempo o tradicionalismo latino.

Sanguinetti diz que quase não houve direção das “modelos”. Ela apenas propunha brincadeiras e as meninas topavam ou não. “As imagens são resultado de um jogo entre a três. Eu propunha ideias e elas adaptavam a suas vidas, cristalizando assim seus mundos imaginários. Um pouco como a improvisação em um teatro, mas com a diferença de que elas atuavam suas verdadeiras vidas, não a dos outros”, afirmou ao site do Paraty em Foco (a fotógrafa participou do festival em 2009).

A amizade entre as meninas e a fotógrafa se consolidou o que rendeu o trabalho “A life that came” sobre as personagens depois de crescidas.

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em exposições e eventos, Grandes mestres, Referências Fotográficas com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s