Bom, o assunto hoje é complicado de se explicar mas muito simples na prática, com o tempo acaba se tornando automático.
Todos os ajustes de exposição de uma câmera fotográfica (velocidade do obturador, abertura do diafragma, e valor do iso) já foram mencionados aqui. Agora, o assunto é como esses ajustes se relacionam entre si.
O diafragma, o obturador e o iso são regidos pela razão de 2:1 relativos a quantidade de luz. Ou seja, quando abrimos o diafragma em um ponto, permitimos que o dobro de luz entre, se fecharmos um ponto, metade da luz sensibiliza o filme. O mesmo acontece com o obturador e o iso.
Dessa forma, se fotometrarmos em f5.6 e 1/125, em iso 200 e quisermos mais profundidade de campo, digamos f11, devemos fechar o diafragma em 2 pontos. Assim, diminuímos 4 vezes a quantidade de luz. Isso significa que não haverá luz suficiente para fazer a foto e estaremos subexpondo a imagem.
Para isso não ocorrer, devemos compensar nos outros ajustes, ou obturador ou iso, ou ambos. Considerando só o obturador, o tempo de exposição, nesse caso, deverá ser de 1/30 (o iso alto acarreta em perda de qualidade nas cores e granulação na imagem, por isso só é considerado em último caso).
Se por exemplo, na mesma fotometragem (1/125, f5.6, iso 200), queremos congelar um movimento e ajustamos o diafragma para 1/500, automaticamente, precisamos balancear o valor do obturador em dois pontos mais aberto (f2.8).
Por isso é correto afirmar que a quantidade de luz na configuração 1/125, f5.6, iso 200 é igual a quantidade de luz em 1/500, f2.8, iso 200. As duas configurações são chamadas equivalentes.
Mas e se minha lente não alcança a abertura de diafragma f2.8? Simples, aumentamos um ponto no iso e abrimos o diafragma em um ponto (poderíamos aumentar dois pontos no iso e continuar usando f5.6, mas para evitar os prejuízos que isso acarreta, sempre prefira envolver outros ajustes para não aumentar demais o iso). A configuração ficará em 1/500, f4, iso 400.
A maior dificuldade é que na câmera não existem só pontos inteiros, as vezes precisamos adicionar apenas meio ponto de luz ou 1/3 de luz. Ter essa possibilidade é muito bom e ajuda muito, o problema é que fica difícil saber que números representam pontos cheios ou frações de ponto.
Para facilitar, decore. Aí vai uma tabelinha dos pontos inteiros:
Obturador:
1s 1/2s 1/4s 1/8s 1/15s 1/30s 1/60s 1/125s 1/250s 1/500s 1/1000s 1/2000s
Diafragma:
f2.8 f4 f5.6 f8 f11 f16 f22
Iso:
50 100 200 400 800 1600 3200
É legal fotografar a mesma imagem com as configurações equivalentes para ver a diferença na profundidade de campo e o ruído que os isos altos acarretam.
Boa noite, receio que na tabela que expos no fim do artigo os valores do Diafragma e do Obturador estão trocados. De resto o artigo está muito bom. Cumprimentos.
Já corrigi, passou batido. Obrigado pela visita
Abs