A São Paulo de Mitteldorf

Klaus Mitteldorf

O blog está meio abandonado, eu sei. Semana passada foi muito corrida, essa semana começou com feriado, descansei.

Aproveitei a folga pra ir à vernissage da exposição “São Paulo Blues” de Klaus Mitteldorf, no MIS. As fotos são recortes da cidade de São Paulo, algumas lembram o estilo street photography, outras valorizam a as arquiteturas da cidade há também as que retratam, com extrema beleza, o banal, o cotidiano.

As imagens são altamente contrastadas, algumas em negativo, outras em preto e branco e em tons de azul.

As fotos foram produzidas ao longo de dez anos, são visões extremamente pessoais. Os tons em azul e negativados dão a impressão de que a imagem é fruto de uma memória, um devaneio. O artista já utilizou as cores distorcidas e em negativo em outros trabalhos, mas não com tanta intensidade.

Como em qualquer exposição, gostei de algumas fotos, não todas. O que me surpreendeu, sou fã de Mitteldorf e achei que iria me apaixonar pelas imagens. No geral, apenas gostei.

Acho que imaginava fotos atemporais, vanguardistas. Alguns de seus nus e ensaios de moda são extremamente atuais, mesmo tendo sido feitos no fim da década de 80. Ficou uma sensação de “esperava mais”.

De qualquer forma, a exposição vale a visita, há algumas fotos belíssimas. Gostei muito do mosaico de emaranhados de fios de eletricidade e postes de luz, a composição é excelente e o alto contraste valoriza muito a silhueta pretendida pelo fotógrafo. Outra que me chamou bastante a atenção foi feita durante a construção da ponte Estaiada, a composição muito bem trabalhada e os tons de azul fazem com que a imagem pareça um abstrato.

A exposição vem acompanhada do livro São Paulo Blues, que será lançado hoje na livraria Cultura, às 18h30, na Paulista (que infelizmente não poderei ir).

Outras fotos da expo aqui

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em exposições e eventos, Fotografia de moda, Grandes mestres, Referências Fotográficas com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário