Foto do dia

Billings, originally uploaded by André Americo.

Como não para de chover, continuo postando fotos relacionadas com a chuva. A pauta dessa vez era mostrar que o nível da represa Billings estava alto. Cheguei no Riacho Grande e vi que a água já havia avançado até um degrau, que deve ter sido construído justamente para que o nível da represa não suba mais. Dei sorte de ter um moleque dentro da água, com isso deu pra ter um ponto de referência para saber o quão alto estava o nível da água.

Da pra ver que, apesar de bastante próximo do degrau, a água está no nível dos joelhos da criança. A imagem não tem nada demais na verdade, mas gosto dela. Gosto de como o menino olha pra água, como se estivesse procurando alguma coisa.

Me incomoda um pouco o degrau no primeiro plano, acho que ele ocupa um espaço muito grande na imagem. Acho que a foto deveria ter sido feita mais de frente para o personagem, mas foi um “flagra”, ele não iria se manter nessa posição até eu me colocar melhor para fazer a foto que gostaria.

Esse é a grande dificuldade do fotojornalismo, o fotógrafo precisa fazer a foto de acordo como ela se apresenta, precisa se adaptar instantaneamente ao meio ambiente. Por isso não entendo quando recebo críticas como “é um mero registro fotográfico”, “não entendi o propósito da imagem”.

O propósito é o registro e o registro é o mérito da foto. Se colocassem dez fotógrafos para fazer fotos da represa cheia, nem todos fariam essa foto, sem entrar no mérito de imagem boa ou ruim. Todos fariam fotos diferentes e esse é o barato da fotografia, é aí que mora a qualidade autoral no fotojornalismo. Por favor, discordem.

Exifs

Canon 5d
24~70mm f2.8
1/160s
f2.8
iso 50
Distância focal 52mm

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Foto do dia, Fotojornalismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Foto do dia

  1. Julgo que até a calçada em 1º plano fica bem na foto. Dá-nos o local preciso da distância em que a criança se encontra da margem.
    Pode não ser o enquadramento ideal, mas como referiu não se pode esperar eternamente que quando se fotografam pessoas elas se mantenham no mesmo sítio.

  2. ze hipolito diz:

    Boas!!!
    Eu gostei logo do enquadramento! Acho que a calçada fica bem tal como está e não ocupa demasiado espaço, de modo nenhum!! Alem disso a “figura” está no sitio certo! Acho que está um óptimo flagra. É a minha opinião!!! Parabéns!!!
    p.s. não é Verão ai no Brasil?- Melhoras climáticas para o Carnaval!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s