Foto do dia

Favela Joaninha, originally uploaded by André Americo.

Foto da favela da Joaninha, em São Bernardo. A Joaninha foi construída em cima de um lixão desativado. Diz a lenda que, eventualmente, ocorrem combustões espontâneas no local.

Passei um dia todo lá e não presenciei nada. Conversei com muitos moradores, uns diziam que isso acontece com alguma freqüência e outros que nunca viram nada parecido. Pode parecer loucura, mas esse tipo de coisa pode acontecer.

O lixo libera diversos gases inflamáveis, ao aterrá-lo, esses gases ficam presos debaixo da terra, sob alta pressão. Ao ser liberado, através de um buraco no chão ou algo do tipo, esse gás é expelido com toda a força e isso pode provocar labaredas.

Cerca de 100 famílias moram na Joaninha, muitas crianças correm e brincam na casca de terra que separa o lixo da atmosfera, em contato com a sujeira e correndo o risco de liberar os gases inflamáveis.

Na minha visita, fui guiado por um grupo dessas crianças (amanhã ponho foto deles). Que me levaram por todos os pontos de interesse na comunidade: o campinho de futebol, o desmanche e o cemitério de carros roubados. Dentro do campinho encontrei uma cápsula de arma de fogo.

Lá próximo também havia dispositivos (como canos espetados na terra) para que os gases inflamáveis possam ser liberados com segurança. Desses dispositivos saia um cheio ruim, as crianças me disseram que a polícia tinha colocado aquilo, que eram bombas, e que poderiam detoná-las a qualquer momento. Mesmo assim, os moleques brincavam de enfiar a cabeça nos tubos para sentir o ar quente.

A imagem mostra uma das moradias da favela, dividi a foto ao meio, metade céu, metade chão e o barraco, dei sorte de ter uma mulher saindo bem na hora do clique, o que deu o tom da foto. Gosto do contraste do azul do céu com o cinza do barraco. A encomenda era uma geral da favela. Subi em lugares altos pra tentar fazer uma imagem mais ampla, mas essa foi a que mais gostei e a, que a meu ver, mostra mais o cotidiano da comunidade.

Exifs

Canon 5d
24~70mm f2.8
1/640s
f2.8
iso 50
Distância focal: 24mm

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Foto do dia, Fotojornalismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Foto do dia

  1. Maria Helena Grehs diz:

    Este é o país em que vivemos! E quando a gente vê estas “paisagens”, seja em fotos, seja pessoalmente, dá uma sensação grande de incompetência, de “onde foi que eu falhei, onde me omiti, onde deixei de fazer…”. É uma foto bem tirada de uma triste realidade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s