Foto do dia

Favela Joaninha, originally uploaded by André Americo.

Conforme prometido, a foto das crianças que me guiaram na favela da Joaninha. E sim, eles estão segurando ossos.

Durante a visita à favela, eles me levaram pelo meio do mato até um local onde costumavam brincar. O lugar era uma clareira no meio da mini floresta, lá havia cápsulas de arma de fogo, carcaças de carros queimados e depenados e ossos de animais (pelo tamanho imagino que sejam de animais, mas se algum especialista me disser que eram de gente eu não me surpreenderia).

Os jovens passavam seus dias nesse ambiente, seus brinquedos eram os restos de carros e os ossos. Nada mais adequado pra quem vive em cima de um lixão. Simpatizei muito com os habitantes dessa comunidade, todos foram hospitaleiros e, em nenhum momento, me senti ameaçado, apesar da atividade criminal ser presente e visível no local.

Pra foto, pedi pra eles colocarem os ossos perto do rosto, pra que eu pudesse mostrar a cara e olhar das crianças e evidenciar que se tratavam de ossos Não sei porque, mas me pareceu uma imagem familiar, talvez tenha visto uma foto parecida em alguma National Geographic ou coisa parecida, de qualquer forma, as referencias são muito importantes, criamos imagens à partir delas mesmo sem perceber.

Exifs

Canon 5d
24~70mm f2.8
1/100s
f2.8
iso 50
Distância Focal: 70mm

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Foto do dia, Fotojornalismo, Retratos com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário