Os primeiros aprimoramentos tecnológicos da fotografia

A carroça que levava os equipamentos fotográficos na Guerra da Criméia, por Roger Fenton

Vimos que o Calótipo foi a base para as evoluções no método fotográfico que viriam à seguir. A primeira delas, em 1851, foi o processo de colódio úmido, desenvolvido por Frederick Scott Archer, que consistia no revestimento de uma chapa de vidro com uma solução de nitrato de celulose e sensibilização com nitrato de prata. Isso reduzia em muito o tempo de exposição. Esse processo era bastante complexo, mas produziu excelentes resultados, tanto que foi responsável pela morte dos daguerreótipos, primeiro pelo processo ser mais barato e depois por possibilitar cópias sem menores problemas.

A chapa úmida possibilitou que a fotografia expandisse seus temas, isso por ela ser menor e possibilitar menos tempo de exposição do que o calótipo. O processo foi determinante para que, pela primeira vez, a fotografia fosse usada para registrar os horrores da guerra. Roger Fenton fotografou a guerra da Criméia e Mathew Brady registrou a guerra da Secessão, nos Estados Unidos.

Mesmo com a chapa úmida, o tempo de exposição e o tamanho dos equipamentos ainda eram grandes, dessa forma, os registros de Fenton e Brady se limitavam ao acampamento dos soldados. Os fotógrafos não iam à campo, os soldados precisavam posar e se manterem parados durante a captura. Outro problema é que a foto precisava ser revelada na hora. Não dava pra quardar as chapas durante o combate para depois revelá-las em um momento mais propício. Por isso não havia sangue e morte nas fotos, os combatentes se postavam sempre de forma a parecer fortes, saudáveis e felizes, pra isso, vestiam seus melhores uniformes e, se necessário, roubavam as botas dos adversários abatidos em combate.

No fim da década de 1870 a chapa úmida acabou por se tornar obsoleta. Richard Leach Maddox, um médico inglês, criou a primeira chapa manipulável seca,usando gelatina para que o brometo de prata não saísse do lugar. Em 1877 já se encontrava no mercado placas de alta sensibilidade prontas para serem usadas. A vantagem é que não era mais necessário untar as chapas antes de usar e nem revelá-las imediatamente após o uso. O material era bastante sensível à luz, o que viabilizava o registro de imagens em movimento.

Além disso, a chapa seca possibilitou a diminuição do tamanho equipamento fotográfico, com isso, foram criadas câmeras de tamanho reduzido. A fotografia, à partir daí, tornara-se portátil.

Nessa época os retratos ganharam enorme importância e se popularizaram com grande velocidade, fotografar se tornara muito mais fácil e barato, dessa forma, diversos fotógrafos surgiram nesse período. Os retratos foram tão difundidos na sociedade que, já em 1849, o poeta Frances Charles Baudelaire deplorava a sociedade narcisista da época “A sociedae induz os Narcisos à uma exultação unânime de suas imagens banais, gravadas sobre um pedaço de metal” (ele se referia, ainda, sobre o daguerreótpo, onde a imagem era revelada em um metal despolido). O interessante é que essa afirmação cabe muito bem para os dias de hoje, a discussão sobre a ditadura da beleza existe desde que o mundo é mundo.

Outra prática popular do período foram os Carte de Visite, que se popularizou quando André Disderi patenteou um processo que fazia até dez retratos em uma única chapa. Esses retratos se tornavam o cartão de visitas de personalidades da época.

O negócio ia tão bem que até Napoleão fez questão de visitar o estúdio de Disderi para ser fotografado. O fotógrafo abriu filiais em Madri e Londres.

Os Carte de Visite foram tão difundidos que ainda hoje não é tão difícil encontrá-los em feirinhas de antiguidades na Europa.

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Fotografia na teoria, História da Fotografia, Retratos com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Os primeiros aprimoramentos tecnológicos da fotografia

  1. Milton Pinho Majella diz:

    Continue com seus interessantes artigos. Sucesso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s