O construtivismo russo

Photo montage de Laszlo Moholy Nagy

O construtivismo russo foi um movimento estético-político, iniciado em 1919, influenciou muito a arquitetura e a arte ocidental. Consistia em negar a “arte pura”, procurava abolir a ideia de que a arte é algo especial da criação humana, à parte do mundo cotidiano. Pelo contrário, a arte, agora deveria representar as conquistas do estado operário, revelando a influencia socialista dessa modalidade artística. A arte era inspirada nas perspectivas abertas pela máquina e a industrialização (já vimos que a fotografia e a arte, no geral, era fortemente influenciada pelas máquinas veja mais aqui).

O construtivismo russo (a meu ver, o construtivismo russo engloba todas as formas de surrealismo presentes até então, e extrapola o uso da arte para o campo da propaganda), se caracteriza basicamente pela utilização constante de elementos geométricos, o emprego de cores primárias, a photo montage (que nada mais é do que recortar e reordenar elementos dentro de um quadro e re-fotografar o produto final) e a tipografia sem serifa. O construtivismo influenciou fortemente a arte e o design moderno.

Essa modalidade artísticas revelou dois grandes fotógrafos, o primeiro, László Moholy Nagy, (1895, 1946) que, mesmo nascido na Hungria, foi muito influenciado pelos ideais artísticos russos. Acreditava que a tecnologia, a indústria e o design deveriam se integrar as artes.

Dessa forma, Nagy empregou técnicas de colagem, photo montage e de fotografia sem câmera, pelo contato do objeto com o papel sensível à luz, esse processo chama-se photogram.

Nagy criou o termo “the New Vision” para caracterizar a arte surrealista/construtivista, para ele, a imagem poderia criar uma nova forma de ver, diferente daquele que o olho humano era capaz de enxergar. Toda a teoria dessa nova forma de praticar arte foi registrada no livro The New Vision, from Material to Architecture.

O outro fotógrafo foi Alexander Rodchenko, que nasceu na Rússia, em 1891, foi um dos principais expoentes dessa forma de arte. Uniu a fotografia aos conceitos de design, abusando das imagens com forte apelo gráfico e alto contraste entre luz e sombras. Rodchenko buscava fotografar sob uma perspectiva diferente do que era praticado na época, subia em prédios para registrar imagens de cima pra baixo, deitava no chão para pontos de vista de baixo pra cima. Queria retratar o jeito de olhar do homem moderno, do homem mecânico do pós guerra.

O fotógrafo trabalhou para o governo e produziu uma revista com a propaganda do partido russo. A publicação era extremamente moderna para época, as edições apresentavam dobraduras no estilo origami e fotografias que extrapolavam os limites do papel (inclusive em uma delas, uma foto de um soldado paraquedista russo, o paraquedas era feito de tecido e extrapolava o tamanho da revista, tinha que ser dobrado para caber dentro da publicação).

As imagens eram manipuladas através de photo montage para perpetuar o regime bolchevique, dessa forma só revelavam aspectos positivos do governo, exaltavam o poderio militar e a alegria do povo.

Rodchenko era um homem com pensamento moderno e vanguardista, seus trabalhos são caracterizados exatamente por essa modernidade. Sua forma de pensar acabou por vir de encontro com a filosofia stalinista, que o considerou um artista formalista (cuja arte se caracteriza pelo uso das formas, o maior expoente é Mondrian), o que não era tolerado pelo governo de Stalin.

Grafismo e formalismo de Alexander Rodchenko

Propaganda de Alexander Rodchenko

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Grandes mestres, História da Fotografia com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O construtivismo russo

  1. Pingback: Inez e Vinoodh, Muito além de fotografia de moda | Por trás da objetiva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s