Inez e Vinoodh, Muito além de fotografia de moda

Foto da exposição

Sábado fui à exposição Pretty much Everything do casal de fotógrafos holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin. Os fotógrafos estão entre os mais cultuados do universo da moda. A exposição mostra bem o porque. São 286 fotos irretocáveis, inspiradoras, ousadas e originais. Por muitas vezes, as imagens extrapolam o rótulo de “fotografia de moda” e podem muito bem serem classificadas como fotografia contemporânea.

As obras são de diversos trabalhos, vão de retratos de artistas famosos, editoriais de moda e intervenções e colagens dos próprios artistas (muitas delas no melhor estilo construtivista).

O método de trabalho da dupla é muito curioso, ambos fotografam ao mesmo tempo. Quem dirige as cenas é a Inez, enquanto Vinoodh fotografa, meio que de forma voyeurística, de ângulos diferentes. Na coletiva de imprensa do lançamento da exposição, eles disseram que essa é uma forma de agilizar o trabalho, uma vez que, ao fotografarem celebridades ocupadíssimas, cada foto não pode demorar mais do que 20 minutos.

Sabendo desse detalhe, tentei adivinhar de quem era cada foto. A tarefa se mostrou mais complicada do que parecia. Em algumas imagens era bastante óbvio, mas em outras era um pouco mais difícil.

Tentei também reconhecer os movimentos artísticos que os influenciaram em cada imagem (recomendo esse exercício sempre) e percebi que além do construtivismo, abusam do surrealismo e o pop art. Também da pra notar elementos pictorialistas, principalmente nos retratos.

Além das fotos, há algumas esculturas dos artistas, são imagens transpassadas de arames. Há também intervenções nas fotos, são desenhos, pinturas e pedaços de tecidos colados nas obras (características muito presentes no dadaísmo).

Infelizmente, não é mais possível visitar a exposição, que ficou aberta ao público do dia 19 de junho até domingo, 3 de julho. Antes disso, somente os convidados do SPFW puderam apreciar as obras.

Se quiserem saber as exposições que estão rolando, me sigam no twitter, sempre que fico sabendo de algo, divulgo por lá.

Como a NET ainda não conseguiu resolver o problema na internet aqui em casa, estou um pouco ausente do twitter, mas assim que tudo for resolvido, volto pra lá para bater papo sobre fotografia.

Dessa forma, aproveito para divulgar a exposição Bom Retiro e Luz, um Roteiro, 1976-2011 (com imagens de Bob Wolfenson, Cia de Foto e Cristiano Mascaro),que abre hoje, às 20:00, no Centro de Cultura Judaica (rua Oscar Freire, 2500, SP). Infelizmente não poderei ir à vernissage, mas pretendo passar por lá um outro dia.

Amanhã (nesse sim, vou com certeza) tem palestra com o redator chefe da National Geographic Brasil, Matthew Shirts, que falará sobre como a revista incorpora a fotografia em sua missão editorial. O evento vai acontecer na Fnac Pinheiros (Praça dos Omaguás, 34, SP), às 19:30. Nos encontramos lá

Inez e Vinoodh

Inez e Vinoodh

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em exposições e eventos, Fotografia de moda, Grandes mestres, Referências Fotográficas com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Inez e Vinoodh, Muito além de fotografia de moda

  1. Boa matéria! = D
    Tem que ligar na Fnac pra poder ir na palestra ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s