Fotografia Básica: Iso

Admirando a paisagem, originally uploaded by André Americo.

Iso é a unidade de medida da sensibilidade do filme (ou sensor nas câmeras digitais). Quanto maior o valor, mais sensível ele é e, portanto, mais luz é absorvida.

É o último fator que controla a luz durante o clique. Normalmente, quando se tem bastante luminosidade, baixa-se o iso, e vice versa.

Como tudo na vida traz conseqüências, o iso alto provoca ruídos na imagem. Os ruídos são pontilhados, iluminações, grãos e cores “estranhas” nas imagens. É bem visível nas regiões de baixas luzes e meio tons. O iso alto também afeta a definição e a suavidade na mudança de tom das cores.

Quando se dobra o valor do iso, a luz necessária para fotografar determinada imagem cai pela metade.

Os valores mais freqüentes de iso correspondem de 100 a 1600, embora existam câmeras modernas que conseguem atingir isos de até 102.400.

Nas máquinas mais novas, é possível utilizar valores altos de iso sem muito prejuízo, já vi fotos com baixo nível de ruído fotografadas com iso 1600 em câmeras novas, da mesma forma, vi fotos com muitos grãos feitas com o mesmo valor de iso em câmeras velhas.

A minha maquina é uma Canon 5d, foi lançada em novembro de 2005. A qualidade da imagem com iso 1600 é infinitamente inferior a qualidade de uma imagem feita, nas mesmas condições, por uma Canon id Mark IV, lançada em outubro de 2009. A foto acima foi feita com uma Canon Rebel XT, também de 2005, com iso 1600

É possível utilizar o ruído proporcionado por altos isos como recurso estético, embora seja mais comum que os fotógrafos evitem ao máximo criar imagens com alta granulação.

Quer ficar craque em fotografia básica? Faça o workshop do Por trás da Objetiva

Exemplo do uso do iso alto como recurso estético

Anúncios

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Dicas, Fotografia Básica com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.