Foto do dia:

Decoração de Natal, originally uploaded by André Americo.

Estou meio ausente mas dessa vez a culpa não é minha. Fiquei quase uma semana sem telefone, TV e internet, graças a um problema na NET. Os caras demoraram quase uma semana pra resolver um problema simples (um técnico veio aqui e trocou uma pecinha), é mole?

Mas enfim, Escolhi essa foto pra hoje por ser bem diferente do que normalmente apresento aqui. Além disso, gosto bastante dessa imagem. É uma foto simples, poderia ter sido feita com qualquer câmera, com o celular (tema do próximo post).

O valor dela está na composição. Claro que eu poderia tirar, no photoshop, elementos que distraem o olhar e criam ruídos na composição.
O problema é que a foto seria (e foi) publicada como documento jornalístico e, dessa forma, preferi não alterar a realidade para tornar a imagem mais bonita (tb tema do próximo post). Poderia ter feito um corte mais seco também, mas preferi deixar claro que se trata de um shopping.
Na minha opinião, uma foto de cunho jornalístico não pode deixar dúvidas, ela tem que comunicar a todas as pessoas com igual precisão, independente da bagagem cultural do leitor.

A pauta era a decoração de Natal do Shopping ABC. Não queria fazer a mesma foto que todos os outros fotógrafos provavelmente fariam e saí pelo shopping à procura de uma ideia. Vi as escadas rolantes e a guirlanda. Notei as formas geométricas conflitantes, as linhas retas em contraponto com o círculo. Fiz algumas imagens em baixa velocidade, com as pessoas borradas nas escadas. Depois resolvi colocar alguém dentro da guirlanda, subi um pouco a velocidade e esperei o momento certo.
Dei a sorte de a menina me ver fotografando e olhar bem na hora em que estava passando por dentro da guirlanda.

Exifs:

Canon 5d
24~70mm f2.8
Distância focal 24mm
1/10s
F2.8
Iso 320

Sobre André Americo

Sou jornalista e fotógrafo, trabalho no jornal Metro ABC
Esta entrada foi publicada em Foto do dia, Fotojornalismo com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Foto do dia:

  1. Maria Helena Grehs diz:

    A arte de fotografar é alguma coisa indescritível. Há que ter o dom, mesmo!
    Parabéns, esta foto é digna de louvor! Quem me dera, um dia… Estou tentando…Será que quem sabe já nasce feito?

    • Muito obrigado.
      Acredito no dom, mas não acho que seja a única coisa a ser levada em conta. Ninguem já nasce feito. É preciso estudar muito, ver muitas imagnes, conhecer arte, treinar o olhar. A fotografia é tudo o que temos dentro de nós mesmos. Se não temos nada, nao fotografaremos nada.
      Se vc quer se tornar uma grande fotógrafa, estude, estude muito.
      É o que estou fazendo, quem sabe um dia chego lá

      abs

Deixe um comentário